quarta-feira, 14 de novembro de 2012

MELHORE SUA PERFORMANCE NA CORRIDA: PRATIQUE PILATES


Na busca por melhores rendimentos, os atletas utilizam, cada vez mais, atividades complementares para otimizar os resultados. O método desenvolvido pelo alemão Joseph Humbertos Pilates é um sistema completo de condicionamento físico e reeducação postural. Utilizando aparelhos e equipamentos concebidos e construídos a partir das necessidades dos praticantes, o método Pilates destaca-se pela originalidade de seus conceitos e princípios, sendo considerado por especialistas e praticantes como o mais eficiente método de condicionamento físico da atualidade.

É um método com mais de 500 exercícios que trabalha vários grupos musculares simultâneamente através de movimentos suaves e continuos, com ênfase na concentração, respiração, coordenação, fortalecimento e estabilização do CORE  ou POWER HOUSE – como Joseph Pilates referia-se (músculos profundos e superficiais do abdome, principalmente o transverso, assoalho pélvico, multífidos, diafragma e região lombar),  promovendo equilíbrio entre corpo e mente.

A ativação do Power House proporciona estabilidade do dorso ao mesmo tempo em que favorece o alongamento axial da coluna. Quanto mais forte o CORE, mais eficiente e mais potente o movimento.

Durante a corrida, essa “casa de força”, muitas vezes é deixada de lado, sendo este o “ponto-chave” para ajudar a melhorar a performance, pois proporciona agilidade, resistência, força e proteção ao praticante, principalmente nas corridas de longa distância.



                                                                                                                                    Foto: Dhani Borges

O CORE é nosso centro de gravidade, responsável por manter a estabilidade da coluna e do quadril quando andamos, corremos, respiramos. Ter um core mais forte significa ter mais equilíbrio e mais controle sobre o próprio corpo, o que é de enorme importância  quando corremos em terrenos irregulares. Além disso, é o CORE quem protege a coluna vertebral, absorvendo os impactos gerados da corrida e mantendo a postura correta mesmo quando o cansaço chega. Desta maneira, o corredor  terá seus movimentos mais econômicos, eficientes e coordenados, além de  força muscular e flexibilidade essenciais à pratica da corrida.
E como sabemos, o CORE é amplamente explorado pelo PILATES já que é a base de todos os seus movimentos.

Quando executados de forma correta, os exercícios de Pilates contribuem para melhorar a performance do corredor, pois trabalha a estabilidade dinâmica do tronco, a coordenação adequada deste com os braço e as pernas, além do alinhamento corporal, melhorando seu aproveitamento biomecânico com o objetivo de diminuir as sobrecargas nas articulações, ossos e músculos, aumentar a economia nos movimentos, aumentar a fluidez, estabilidade e controle, diminuindo, desta forma, o risco de lesão.

No PILATES, antes qualquer exercício, recrutamos os músculos profundos da lombar e do abdome para manter a região central estável. Durante a aula, podemos reproduzir movimentos semelhantes ao da corrida, e em determinados períodos do programa de treino é importante estar variando os estímulos para treinar o cérebro e os músculos a responderem mais rapidamente aos desequilíbrios.

Desta maneira, o corredor passa a ser mais resistente, melhor coordenado, ágil e bem equilibrado. Quem possui uma postura correta e um CORE estável alcança seu pico de capacidade individual mais facilmente, previne lesões e atinge maior longevidade esportiva.
Por isso, nao percam mais tempo e complementem suas rotinas de treino com o método PILATES.


Nenhum comentário:

Postar um comentário